Minas Gerais é um dos estados com maior incidência de raios do Brasil. O seu prédio tem para raios? Acha que por isso você está protegido?
De acordo com a companhia de energia elétrica, Minas é um dos locais que mais registram a ocorrência de raios por ano. Atualmente, o estado tem uma média anual de 1,1 milhão de descargas atmosféricas. Além disso, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aconteceram entre 2000 e 2013, 130 pessoas morreram atingidas por raios em Minas Gerais, número menor apenas que o de São Paulo
O para-raios (SPDA) do prédio onde moro, protege os equipamentos do meu apartamento?
Não.
Os para-raios são indicados para proteger as estruturas das edificações e os indivíduos que se encontram em seu interior, sem oferecer nenhuma proteção aos equipamentos eletro-eletrônicos.
Para proteger seus equipamentos e se adequar a Norma ABNT 5410:2004 se faz necessária a instalação de um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS).
Não confundir com os equipamentos abaixo, veja as suas indicações:
Estabilizador de tensão: São indicados para compensar as variações de tensão da rede elétrica, com uma tolerância de aproximadamente 15% . Não protege contra raios ou curto-circuitos.
No-break: São indicados para suprir a alimentação de um determinado equipamento a ele plugado, por um certo período, quando houver a interrupção do fornecimento da rede elétrica. Também não protege contra raios.
Fusível: Protegem as instalações contra curto-circuitos. Também não protege contra raios.
Disjuntor: Protegem contra sobrecargas e curto-circuitos. Assim como os fusíveis também não protegem contra surtos de origem em descargas atmosféricas ou de manobra. Esse tipo de equipamento não percebe a ação dos surtos.
Dispositivo (DR): Protegem contra fuga de corrente para o aterramento, protegendo as pessoas contra choques elétricos tanto por contato acidental como falha do sistema.
Filtro de linha: Usados muitas vezes como extensão de tomadas, e quando bem construídos, filtram ruídos em uma certa freqüência da rede elétrica.
Se quiser proteger sua instalação. Entre em contato com a gente. O investimento é mais baixo do que você imagina.
Comentarios